Semestre que segue

O semestre começou com tudo.

Agora estamos aprendendo a identificar os assuntos dos documentos – tanto para a prática da indexação quanto da classificação. Não é nada fácil.

A indexação permite vários descritores (palavras-chave). Já na classificação, se erramos, talvez o livro nunca mais seja encontrado nas estantes.  Claro que os sistemas de busca de informação ajudam – e muito -, mas a ideia é essa mesma: se o classificador se equivocar, corre o risco de “esconder” um livro para sempre na biblioteca. É bom ter isso em mente, pois faz com que o trabalho seja realizado com mais consciência.

Chegado o fim do trimestre, vi que escrevi muita bobagem no parágrafo acima. Independente da classificação de que se faça, o livro será encontrado, pois a classificação é justamente o endereço do livro na estante. Claro, há sempre a chance de ser guardado em uma estante errada, aí, realmente, já era. Já se indexarmos um documento com palavras-chave equivocadas, aí sim teremos problemas, pois nunca será recuperado quando precisamos dele.

Comecei o terceiro semestre e estou ainda muito feliz com a decisão de realizar o curso – apesar de todos os outros compromissos correntes, inclusive outro compromisso acadêmico bem importante.

Nos próximos dias já chegaremos à sétima semana, quando ocorrem as provas. Estou, claro, um pouco nervosa. Ainda mais porque tenho viajado bastante e o tempo para estudar tem se reduzido aos intervalos das outras atividades. O que não deve ser, especialmente se fazemos um curso a distância. É preciso ter disciplina no estudo e constância.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s