Rotina de uma semana de estudos

Amanhã recomeçam as aulas.

Será a primeira de 10 semanas de atividades do primeiro trimestre deste segundo semestre de 2015.

Os professores costumam inserir o conteúdo da semana corrente na segunda ou na terça-feira. Alguns até disponibilizam os conteúdos e atividades no fim de semana, mas a regra é que façam isso durante seu horário de trabalho, de segunda a sexta-feira.

De modo geral, os professores utilizam duas seções do AVA para entregar o conteúdo aos alunos: Cronograma e Acervo da Turma. Alguns usam a pasta Acervo da Disciplina aos invés de Acervo da Turma. Não consegui entender bem por que existem duas seções semelhantes.

Cada professor organiza o acervo a sua maneira. Quase todos criam uma pasta para cada semana, na qual reúnem tanto os textos quanto as atividades. O professor João Paulo, porém, costuma nomear os arquivos com o número da semana. Por exemplo: 1.0 – Orientações da semana 1; 1.1 – Texto de leitura obrigatória; 1.2 – Atividade da semana; 2.0 – Orientações da semana 2 e assim por diante.

Eu gostei desta maneira e a adotei no meu armazenamento de conteúdos desde o semestre passado. Assim fica tudo em uma única pasta e não é necessário ficar abrindo pastas quando preciso pesquisar um documento antigo. Há professores que apenas “jogam” os textos em uma única pasta e aí preciso sempre arrumá-los por data para saber quais são os arquivos mais recentes.

Na seção Cronograma, normalmente há um resumo sobre o conteúdo da semana, indicações de leituras e quais são as atividades que precisam ser desenvolvidas pelos alunos, com os respectivos prazos para tudo isso.

No Acervo estão todos os textos indicados, algumas vezes trechos de livros que temos que ler e as explicações sobre as atividades.

Eu costumo baixar tudo em meu computador e depois dar início ao trabalho. Passo os olhos rapidamente em todas as orientações da semana para ver o que preciso priorizar – já anoto na agenda as datas de entrega dos trabalhos. Se todas apresentarem o mesmo grau de dificuldade, seleciono uma das matérias e faço tudo relacionado a ela antes de passar para a próxima. É a maneira que encontrei para me organizar melhor e não deixar nada para trás.

Quando noto que a atividade de determinada disciplina exigirá maior dedicação, tento eliminar tudo das outras para me dedicar somente a esta sem outras preocupações. Tem funcionado bem assim.

O tempo anda meio curto neste ano, mas em média costumo dedicar entre 12 e 15 horas por semana para ler o material indicado, fazer as atividades e acompanhar todos os comentários nos fóruns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s