Quatro disciplinas de uma vez

Confesso que achei que seria fácil, mas dar conta de quatro disciplinas em um trimestre não está sendo mole não. Três é mesmo o número ideal para fazer tudo com calma, ler tudo que é recomendado e concluir as atividades sem atropelos.

De modo geral, neste semestre tenho tido mais tempo para estudar, mas ainda assim parece que as horas estão mais escassas. Não sei nem como explicar esta percepção.

Tento estudar um pouco por dia, dedicando pelo menos duas horas por noite. Escolho uma disciplina por vez. A primeira coisa que faço é ir na pasta Cronograma, onde alguns professores já colocam as indicações de leitura e as atividades daquela semana. Alguns usam a pasta Cronograma apenas para resumir a semana e dizer que o material está na pasta Acervo da turma. Costumo salvar em um pdf esta informação.

Em seguida, vou para o Acervo da turma daquela disciplina. Baixo primeiro o roteiro de aula ou caderno pedagógico. Com este aberto, vejo a indicação de ordem das leituras, assim já vou salvando os arquivos na sequencia em que deverão ser lidos. Isso pode ser fundamental quando há mais de uma atividade. Alguns professores também organizam a orientação da semana por ordem: primeiro faça isso, depois aquilo, depois aquele outro. Isso facilita a organização dos estudos.

Antes de passar para a disciplina seguinte, procuro terminar tudo que foi pedido daquela que repassei as orientações. Assim fico com a certeza de que poderei me dedicar às demais sem receio de ter deixado algo para trás. Isso otimiza o tempo.

Quando há três disciplinas, consigo fazer tudo durante a semana. Nesse trimestre, começo as atividades da graduação na segunda, mas como estou com minha agenda mais flexível (me permitindo fazer outros programas que não seja apenas estudar), às vezes chega a quinta-feira e ainda estou com muita coisa para fazer. Como não trabalho às sextas, até consigo finalizar antes do fim de semana, mas nesta semana, por exemplo, que tive médico, só consegui concluir tudo hoje. Preciso me organizar melhor nesta semana que começa agora.

E ainda tem a monitoria. Eu ando me sentindo meio mal em relação à monitoria. Respondo alguns e-mails de colegas com dúvidas, mas no geral não sei muito bem o que fazer.

4 comentários sobre “Quatro disciplinas de uma vez

  1. Olá Rafaela!

    Tudo bem?!

    Estou gostando bastante do conteúdo de seu blog. Descobri a existência dele a pouco. Ando a procura de blogs justamente sobre biblioteconomia. Pretendo iniciar o mesmo curso que você faz através da modalidade Ead.

    Certamente ganhou um novo leitor! Boa biblio pra você!

    Até mais.

    Curtir

      • Olá Rafaela! Obrigado pela sua indicação de blog. Não pude deixar de notar que tanto você como a Ana se deslocam de estados diferentes para fazerem Biblioteconomia aqui no estado. Por isso tenho lido sobre a maratona de ambas para participarem das atividades presenciais na cidade de Caxias. Esses encontros costumam durar mais de um dia? Pergunto porque ainda estou calculando o investimento.
        Abraço,
        Vinícius

        Curtir

      • Oi, Vinícius.
        Viajamos 4 vezes por ano a Caxias do Sul (ou ao polo da UCS escolhido) para realizar a prova, que ocorre sempre na manhã de sábado. Este é o compromisso obrigatório.
        Fora isso, o departamento oferece pelo menos uma palestra no sábado à tarde, não obrigatória, mas recomendável pois vale como hora complementar.
        Não há como evitar a ida a Caxias, pois a prova presencial é obrigatória, mas é uma oportunidade interessante para conhecer os colegas, trocar experiências e conversar com os professores.
        A UCS tem campi em diferentes lugares na região, como Vacaria, Canela, São Sebastião do Caí, Bento Gonçalves, entre outros.
        Abraço.
        Rafaela

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s