Primeiros passos para a candidatura

Depois de ler as informações sobre o curso na página de apresentação, o melhor lugar para saber se é possível estudar em uma universidade alemã (sendo uma estudante estrangeira) é a página do International Office. Normalmente as instituições alemãs têm um acesso bem sinalizado para a página da assessoria internacional. No caso da Escola Superior de Mídias (HdM), ela é identificada logo no menu principal como International. Fácil de encontrar.

Dali segui para a página destinada a alunos de intercâmbio identificada como Exchange Students. Nessa página há um pouco de tudo: calendário, os cursos oferecidos em inglês, aqueles oferecidos em alemão (caso da Biblioteconomia), a candidatura on-line, custos, moradia, seguro-saúde, a vida em Stuttgart e depoimentos de outros alunos estrangeiros. Claro que sempre surge uma dúvida nova, mas as informações apresentadas ali já mostram bem o caminho a ser seguido.

O prazo de inscrição para o semestre de inverno (outubro-fevereiro) é 31 de maio; para o de verão (março-julho), 31 de outubro.

Para realizar a inscrição é necessário reunir alguns documentos. No meu caso foram:

  • formulário (disponível no site apenas em um prazo determinado), que precisa ser assinado pelo candidato e pelo representante da assessoria internacional da universidade de origem;
  • carta de motivação, que escrevi em alemão, mas creio que pode ser feita em inglês;
  • certificado de conhecimentos de inglês ou alemão;
  • histórico escolar;
  • cópia do passaporte;
  • foto 3×4.
  • Além de um e-mail da coordenação do curso falando que autoriza/recomenda a estudante para o intercâmbio, que foi feita pela profª. Patricia.

Após providenciar tudo, enviei a inscrição por e-mail, como recomendado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s