Uma bela biblioteca pública: a Stadbibliothek Stuttgart

Estive duas vezes na Biblioteca Pública de Stuttgart, eleita uma das bibliotecas mais bonitas do mundo. Realmente é uma bela biblioteca. O acervo é enorme, novinho, com bastante alternativas. Confesso que s bibliotecas francesas que visitei me deixaram mais impressionada, mas esta também é muito boa.

Como agora já tenho o registro na prefeitura, pude abrir uma conta na biblioteca. O cadastro para um ano custa 20 euros – é possível fazer uma assinatura mensal, por 4 euros por mês. Como ficarei cinco meses, achei que não faria diferença. Então fiz por um ano.

Eu havia visitado a biblioteca – apenas para conhecer – na semana passada. Com meus documentos atualizados, no último sábado voltei para assistir a uma palestra sobre Open Data e aproveitei para realizar meu cadastro. Peguei dois livros leves, em alemão, para treinar o idioma.

Há livros, DVDs, guias de viagem, livros infantis, material mais técnico e científico. Os locais para estudo não são muito grandes, mas os que existem são agradáveis.

Um aspecto diferente é que os usuários podem pegar um computador emprestado. Achei a ideia legal, assim como uma oferta de livros para os insones. A biblioteca tem quatro portas. Em uma delas, há uma máquina, como aquelas em que se compra água ou bebidas, para que os insones possam retirar um livro durante a madrugada.

O prédio da biblioteca é bem novo e bem cuidado.

O empréstimo é todo feito pelo usuário, sem a ajuda de bibliotecários. Em alguns andares, há alguns profissionais à disposição. O cadastro inicial é feito por uma bibliotecária.

A biblioteca tem um café no último andar. Dali é possível ir até o terraço, que fica aberto em um horário determinado. A vista da cidade é bem bonita.

No porão da biblioteca é possível deixar casaco e bolsa em uma guarda-volumes automatizado. Se quiser, qualquer pessoa pode entrar com mochilas, computadores, sem problemas. Há seguranças no andar térreo, mas eles são bem discretos.

Há uma seção sobre a cidade, inclusive com muitos folhetos sobre cursos, passeios e outras oportunidades para locais e estrangeiros. Achei a iniciativa interessante.

Pretendo voltar lá muitas vezes.

Em cada distrito da cidade há uma biblioteca. Aqui perto do alojamento estudantil, em Möhringen, há uma bem bonita – vou visitar nos próximos dias. É possível devolver ali os livros que peguei na biblioteca central. A carteirinha vale para todas as bibliotecas.

2 comentários sobre “Uma bela biblioteca pública: a Stadbibliothek Stuttgart

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s