Meu plano de estudos na HdM

IMG_5770

Começaram as minhas aulas na Hochschule der Medien (HdM)!

Estou matriculada em sete disciplinas:

  • Projekt Museumsbibliothek (Seg, 16h-19h15)
  • Medienmanagement in Schulbibliotheken (Ter, 10h-13h15)
  • Digitale Bibliothek (Qua, 8h15-9h45)
  • Bibliothekssoftware (Qui, 10h-11h30)
  • IT-Management in Bibliotheken (Qui, 11h45-13h15)
  • Open Source Bibliothekssysteme (Qui, 14h15-17h30)
  • Social Media in Bibliotheken (28/04, 13/05 e 27/05)*

A semana começou com a disciplina Projekt Museumbibliothek (Projeto Biblioteca de um museu), que é ministrada por dois professores, Prof. Hütter e Prof. Hennies. Somos entre 15 e 17 alunos. A ideia dessa disciplina é elaborar um projeto para o Museu Heilbronn. Ainda não está claro o que será desenvolvido. Nesta segunda-feira faremos uma visita ao Museu, que fica em uma cidade vizinha. A primeira aula foi meio solta, sem conteúdo. Os professores fizeram um brainstorm, coletando ideias sobre o que poderia ser abordado durante a visita. A visita será realizada durante o horário de aula. Sairemos no fim da tarde de Stuttgart em direção a Heilbronn, onde ficaremos por mais ou menos duas horas levantando informações para nossos trabalhos.

Na terça, tive Medienmanagement in Schulbibliotheken (Gestão de mídias em bibliotecas escolares), novamente com o Prof. Hütter, que é o decano/coordenador do curso de Biblioteconomia na HdM. Ele explicou como funcionaria o curso, a avaliação, os trabalhos que espera que façamos. A turma tem também uns 15 alunos. As aulas serão numa pequena sala de aula. Nikolas, o aluno francês, e eu, faremos trabalhos individuais. Nossa tarefa é apresentar um panorama das bibliotecas escolares em nossos respectivos países. O material da aula da prof. Michele será bem útil. Os demais colegas farão trabalhos e apresentações sobre temas levantados durante essa primeira aula, como situação das bibliotecas escolares na Alemanha, questões técnicas, comparação com bibliotecas públicas, melhores práticas etc.

A aula de Digitale Bibliothek (Biblioteca Digital) foi em um estilo diferente: numa sala de aula bem grande, com mais de 50 alunos. O Prof. Hennies usa até microfone. Creio que este seja um estilo clássico de aula na Alemanha. Não há chamada ou controle de presença. Os alunos são estimulados a rápidos trabalhos em grupo, mas a aula é focada no professor, que apresenta um conteúdo. Esta matérias me interessa muito, pois eu adoraria trabalhar com/em uma biblioteca digital.

Mesmo formato têm Bibliothekssoftware (Softwares para bibliotecas), com o Prof. Hütter, e IT-Management in Bibliotheken (Gestão de tecnologia de informação em bibliotecas), com o Prof. PfefferEssas duas e Digitale Bibliothek fazem parte de um mesmo módulo. No final do semestre, é feita uma prova única para as três. Nesta primeira semana não participei da aula de IT-Management, pois percebi tarde demais esta questão do módulo e quando resolvi quer faria as três matérias, a aula já tinha passado.

Minha semana termina com Open Source Bibliothekssysteme (Sistemas de código aberto para bibliotecas), ministrada pelo Prof. Pfeffer. Essa tem 10 alunos. Ao longo do semestre aprenderemos sobre softwares de código aberto e teremos uma parte prática com o Koha, um sistema pouco usado no Brasil. Na primeira aula aprendemos a diferença de open source e free software, entre outras coisas. Em casa, tivemos que criar uma máquina virtual e instalar o sistema Linux/Ubuntu. Adoro este tipo de coisa. Acho que será uma disciplina bem interessante.

Como talvez dê para perceber, tenho um interesse bem grande por tecnologia. Então, no final, as disciplinas que escolhi tem relação com essa área dentro da biblioteconomia. Havia um oferta bem grande de cursos. Dá vontade de pegar bem mais coisas, mas ainda tenho o curso de alemão nas tardes de quarta-feira e eu preciso sempre lembrar que tudo é em alemão.

Nesta primeira semana, consegui entender quase tudo, mas é preciso ficar sempre bem concentrada nas aulas, pois basta um segundo de distração para tudo parecer grego. 🙂 Pensei em fazer um dicionário com termos da biblioteconomia, pois às vezes não entendo o que está sendo tratato por não conhecer o termo e depois vou ver que era algo bem simples.

* Esta disciplina tem apenas três encontros e será realizada mais tarde no semestre.

 

2 comentários sobre “Meu plano de estudos na HdM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s