A procura por um estágio, primeiro capítulo

Nunca imaginei que seria tão difícil encontrar uma biblioteca no Rio de Janeiro para realizar meu primeiro estágio, que precisa ser supervisionado – o currículo do curso da UCS inclui dois estágios supervisionados, nos dois semestres finais, cada um com 120 horas, sendo acompanhado por um professor do curso e por um profissional da área na unidade de informação escolhida.

Dividi a busca em três fases, com diferentes estratégias.

A primeiro foi iniciada ainda em março, quando fiz uma lista com todas as bibliotecas de meu interesse no Rio e outra com todos os bibliotecários que conheço ou tive algum contato nos últimos anos.

Ainda meio ingênua e sem experiência, pedi ajuda para uma colega de curso, que prontamente encaminhou meu currículo e carta de apresentação para uma empresa. Na minha imaginação, receberia uma resposta rapidinho. Não foi bem assim. Estou esperando até hoje…

Depois de uma duas semanas, percebi que não seria tão simples e passei a enviar e-mails para as primeiras unidades de informação da minha lista. Para meus lugares preferidos. De alguns sequer recebi resposta, justamente daqueles em que tenho um diferencial. De outros, uma negativa. Os que responderam já tinham alguém em vista para o segundo semestre ou não abriram processos neste ano. Fiquei feliz por terem respondido, pois com estes posso tentar no próximo semestre ou pelo menos já sei qual é o caminho – se por e-mail, pelo portal do CIEE (que não funciona on-line) ou outro modo.

Como a fase um não me trouxe resultados, desde a metade de abril parti para uma nova etapa: mais e-mails para bibliotecas e o início dos contatos com os conhecidos. Os e-mails continuaram não tendo muitas respostas. Confesso que com os colegas comecei a fazer os contatos nos últimos dias. Alguns falaram que irão se informar, mas eu sei por mim que nem sempre nos lembramos desses pedidos. Eu sou meio envergonhada para ficar cobrando. De qualquer forma, aguardo o retorno de alguns deles, especialmente daqueles que trabalham em bibliotecas onde talvez haja vaga.

Estou procurando estágio para agosto, então ainda tenho, teoricamente, dois meses inteiros pela frente. A terceira fase inclui refazer alguns contatos do começo das buscas e procurar fora do Rio. Tomara que não seja necessária.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s