Minha experiência no 106º Bibliothekartag 2017

IMG_7914Gostaria de ter escrito antes sobre a experiência de ter ido ao Congresso de Bibliotecários em Frankfurt, mas acabei aproveitando a semana de férias de Pentecostes (Pfingstferien) para viajar um pouco e nessa última semana fiquei muito envolvida com as apresentações e trabalhos finais.

Diferente dos congressos que participei anteriormente, no qual eram apresentadas basicamente pesquicas acadêmicas, este congresso teve um perfil mais profissional, com apresentação de trabalhos feitos por bibliotecários para bibliotecários. Sim, teve pesquisa também, mas com um viés mais prático, baseada em experiências da prática bibliotecária.

Os (futuros) colegas aproveitam o congresso para as reuniões de suas associações e de grupos de pesquisa. Tudo é apresentado na agenda oficial. Algo bem legal também é a enorme feira de produtos para bibliotecas, de softwares a mobiliário, passando pela apresentação de novos produtos e tecnologias para unidades de informação.

IMG_7915Havia um livreto com toda a programação (entregue junto com a credencial no primeiro dia de congresso). Esta já estava disponível no site oficial uns dois meses antes. No site, assim como aplicativo, era possível se logar e criar uma espécie de agenda com as palestras e atividades de interesse.

Mais de 2 mil participantes estiveram em Frankfurt durante os três dias de congresso. O Bibliothekartag foi realizado no endereço mais tradicional de feiras de Frankfurt, a Messe (onde ocorre a tradicional Feira do Livro de Frankfurt). Havia indicações do congresso por todos os lados. Eu achei tudo muito bem organizado. Os inscritos no congresso tinham automaticamente um ticket para o transporte público nos dias do evento. Apenas a título de informação, eu paguei 47 euros pela inscrição, como estudante.

Confesso que foi muita informação! Aproveitei o que pude, mas acho que poderia ter aproveitado mais. O legal é que o material das palestras fica disponível on-line para os participantes por mais um tempo. Pretendo aproveitar o feriado para dar uma olhada. Queria ter visto mais coisa. Ter entendido mais do que vi. Ter mergulhado em cada estande com mais tempo.

Quem sabe num próximo. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s