Relatório de estágio

Nem dá para acreditar, mas amanhã encerro meu primeiro estágio. Foram nove semanas de amor com a Biblioteca do Museu Nacional. 🙂

Aprendi tanto e me senti muito acolhida pelos colegas da BMN. Acho que não poderia ter tido uma experiência melhor. Nesse período, passei por todas as seções da biblioteca, aprendendo muito em cada uma delas, percebendo e visualizando como ocorrem os processos e fluxos em cada setor. Saio com uma visão geral de como funciona uma biblioteca e isso certamente será muito útil na minha carreira como bibliotecária.

A BMN fez 154 anos em 2017, ou seja, tem história e acervo enormes. Nos primeiros dias eu ficava até meio perdida em meio às estantes, mas hoje ao ir procurar um livro no acervo já me senti muito tranquila, sabendo exatamente em qual parte da biblioteca ele poderia estar.

Guardar livros e periódicos nas primeiras semanas foi essencial para ter esta noção espacial do acervo, mas não só isso. Percorrer o acervo nos ensina também sobre os assuntos mais presentes. Aos poucos a percepção sobre a CDD vai tornando-se muito mais intuitiva. Claro que classificar ainda é, para mim, a tarefa mais complicada, mas acredito que a prática consiga ir dando certa segurança.

Sinto uma grande alegria por estar concluindo o estágio de forma tão satisfatória, mas um pouquinho de tristeza por durar tão pouco esta experiência.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s